O que é
Sempre Um Papo

A Associação Cultural Sempre Um Papo é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de caráter cultural. Sua missão é contribuir para o desenvolvimento de políticas de incentivo ao hábito da leitura a fim de formar cidadãos mais críticos. Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o “Sempre Um Papo” é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do País. Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados da Federação, além do Distrito Federal, tendo sido realizado também em Madri, na Espanha. Com o tempo, vieram outros projetos e iniciativas que visam o incentivo à leitura e possibilitam, conjuntamente, a associação entre cultura, educação e responsabilidade social.

Aqui, a nossa atuação, hoje, distribuída em vários projetos:

PROJETO SEMPRE UM PAPO

Realização de encontros entre grandes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Em 26 anos de trabalho, aconteceram mais de 4,5 mil eventos, que reuniram um público superior a 1,5 milhão de pessoas. O know-how de realização dos eventos é replicado a qualquer parte do País.

SEMPRE UM PAPO COMUNIDADE

Destinado a cidades do interior, com população de 10 a 200 mil habitantes, o projeto convida escritores para falar sobre temas de interesse dos moradores. Os assuntos são selecionados previamente através de pesquisas feitas junto a lideranças comunitárias da região. Também abre espaço para a divulgação de novos escritores e especialistas que encontram no projeto a oportunidade de se projetar na mídia e conquistar o público.

Experiências vitoriosas são realizadas nas cidades de Nova Lima e Itabirito há mais de 10 anos, e em Sete Lagoas, Betim, Barão de Cocais, Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo, Congonhas e Mariana, com excelente repercussão junto à opinião pública.

SEMPRE UM PAPO NOS BAIRROS

É a descentralização do trabalho realizado pelo “Sempre Um Papo” para regiões carentes de atrações socioculturais. Ideal para cidades com mais de 200 mil habitantes. De segunda a quarta-feira, um mesmo escritor visita três bairros da cidade para falar sobre temas de interesse dos moradores. As associações comunitárias trabalham como co-produtoras do projeto, pois é um espaço de discussão de ideias e formação de cidadãos.

PROGRAMA DE TV “SEMPRE UM PAPO”

Com exibição semanal, aos sábados, às 19h, e domingos, às 16h, os melhores encontros do “Sempre Um Papo” chegam a todo o país, através do sinal da TV Câmara (TVs por assinatura, parabólicas e UHF). Mais de 300 programas já foram gravados e estão disponíveis para download livre no canal do projeto no Youtube.

PORTAL SEMPRE UM PAPO

A Internet é uma importante ferramenta na difusão do conhecimento. O website do “Sempre Um Papo” traz, além da agenda de todos os eventos, cerca de 300 vídeos daqueles já realizados, sendo possível, assim, assistir ao conteúdo on-line ou baixá-los com download gratuito. Disponibiliza, também, cobertura de fotos dos eventos, um blog com as notícias mais recentes do mundo editorial, e promoções de livros.

REDES SOCIAIS

O “Sempre um Papo” utiliza as principais ferramentas de comunicação disponíveis no mundo virtual para divulgação de suas ações. Além de manter o público que já acompanha o projeto informado, estes canais angariam novos seguidores. Tudo em prol do compartilhamento das informações e novidades acerca do universo literário.

  • YOUTUBE: Em uma parceria com o Youtube/GoogleInt, o “Sempre Um Papo” disponibiliza uma seleção de programas com mais de uma hora de duração cada. Estão disponíveis cerca de 300 vídeos, que somam mais de 500 mil visualizações.
  • FACEBOOK: O perfil possui mais de 8 mil amigos, onde se divulga todos os eventos do projeto.
  • TWITTER: Atualmente, são mais de 8 mil seguidores que, entre comentários e retwitts, disseminam os eventos e ações do projeto pelo mundo. A programação completa, comentários, lançamentos e o dia-a-dia do “Sempre um Papo” são constantemente atualizados no perfil.
  • ORKUT: A comunidade oficial do “Sempre Um Papo”, junto ao perfil, somam mais de 300 seguidores, que multiplicam as ações do projeto por toda a rede.

BIBLIOTECA SEMPRE UM PAPO / LER CONVIVENDO

Braço social do “Sempre Um Papo”, o projeto visa a adoção e qualificação de bibliotecas comunitárias, através de melhorias na sinalização e infra-estrutura, aquisição de acervo e qualificação dos profissionais, através de consultoria e cursos.

Em seis anos, 30 bibliotecas foram beneficiadas em Belo Horizonte, Nova Lima e Itabirito (MG). Foram doados mais de 20 mil livros para ampliação de seus acervos. Escritores como Rubem Alves, Marina Colasanti, MV Bill, Fernando Brant, Zeca Camargo e Denise Fraga se tornaram padrinhos de bibliotecas comunitárias e deixaram sua mensagem de amor aos livros e à biblioteca.

SÉRIE DE DVDs EDUCATIVOS

O Sempre um Papo acumula um rico acervo de debates com os principais autores e intelectuais, sobre temas que se referem à cultura, história, política, literatura... Desde 2006 esses encontros ganham edição especial e são transformados em uma série de DVDs, para distribuição nas escolas públicas de ensino médio. A fala de cada autor é editada minuciosamente por uma consultoria pedagógica de especialistas, visando adequar seu conteúdo ao currículo escolar, determinado pelo MEC. Com isso, o “Sempre um Papo” contribui ainda mais para o hábito da leitura, levando escritores para dentro da sala de aula.

MONDOLIVRO

Um programa sobre literatura, produzido e apresentado pelo idealizador do “Sempre Um Papo”, Afonso Borges, veiculado às segundas, terças e quartas na rádio CBN de Belo Horizonte, às 10h50. Com o sutbítulo "O Blog Sonoro da Literatura", ele dá sugestões de leitura, notícias em primeira mão de autores e livros, festivais literários pelo Brasil e pelo mundo, projetos de incentivo à leitura pelo País afora e curiosidades envolvendo o livro e a transversalidade com as outra artes - cinema, teatro, música, artes plásticas. Durante três anos o programa foi veiculado diariamente pela Rádio Guarani FM.

ESPAÇO DOS LIVROS

Em uma iniciativa inédita, Afonso Borges desenvolveu o projeto "Espaço dos Livros". A ideia é simples: incentivar que as construtoras e os condomínios residenciais instalem na área comum dos prédios, uma biblioteca aberta ao uso dos moradores. A Construtora Patrimar abraçou o projeto e ele já está montado alguns empreendimentos, em Belo Horizonte. O propósito é estimular o hábito de leitura, em especial, nas crianças.


Compartilhe este conteúdo:
Zuenir Ventura
"Dificilmente eu encontro alguém, escritor, pessoas de universidade que não tenham ouvido falar no Sempre Um Papo. É extraordinário."
Wilmar Silva
“Eu irei também, falar com vocês, falar ao vivo. Mas aqui para falar que não tenho palavras para traduzir aquela noite. Eu adorei. Adorei tudo. Vocês, todos vocês do Sempre Um Papo, me deixaram impressionados..."
Vagner Fernandes
“Em um país cujas desigualdades sociais impingem a grande maioria da população ao abismo da má educação, ter um projeto voltado para discussões literárias é um luxo. O Sempre Um Papo é um luxo incontestavelmente necessário.”
Tony Bellotto
“O que posso dizer sobre o Sempre Um Papo? Que é uma iniciativa brilhante e heróica que consegue reunir tanta gente para conversar sobre livros num país em que pouquíssima gente lê? Que é um evento cultural já tradicional num país em que eventos culturais são cada vez mais raros?
Ruy Castro
“Um dia, alguém ainda vai construir um busto para Afonso Borges, pelo seu incansável trabalho em prol dos escritores brasileiros de rua, sem teto e carentes. Não fosse por ele, centenas desses escritores já teriam morrido de tédio, velhice e desgosto.