O que é
Sempre Um Papo

A Associação Cultural Sempre Um Papo é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de caráter cultural. Sua missão é contribuir para o desenvolvimento de políticas de incentivo ao hábito da leitura a fim de formar cidadãos mais críticos. Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o “Sempre Um Papo” é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do País. Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados da Federação, além do Distrito Federal, tendo sido realizado também em Madri, na Espanha. Com o tempo, vieram outros projetos e iniciativas que visam o incentivo à leitura e possibilitam, conjuntamente, a associação entre cultura, educação e responsabilidade social.

Aqui, a nossa atuação, hoje, distribuída em vários projetos:

PROJETO SEMPRE UM PAPO

Realização de encontros entre grandes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Em 26 anos de trabalho, aconteceram mais de 4,5 mil eventos, que reuniram um público superior a 1,5 milhão de pessoas. O know-how de realização dos eventos é replicado a qualquer parte do País.

SEMPRE UM PAPO COMUNIDADE

Destinado a cidades do interior, com população de 10 a 200 mil habitantes, o projeto convida escritores para falar sobre temas de interesse dos moradores. Os assuntos são selecionados previamente através de pesquisas feitas junto a lideranças comunitárias da região. Também abre espaço para a divulgação de novos escritores e especialistas que encontram no projeto a oportunidade de se projetar na mídia e conquistar o público.

Experiências vitoriosas são realizadas nas cidades de Nova Lima e Itabirito há mais de 10 anos, e em Sete Lagoas, Betim, Barão de Cocais, Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo, Congonhas e Mariana, com excelente repercussão junto à opinião pública.

SEMPRE UM PAPO NOS BAIRROS

É a descentralização do trabalho realizado pelo “Sempre Um Papo” para regiões carentes de atrações socioculturais. Ideal para cidades com mais de 200 mil habitantes. De segunda a quarta-feira, um mesmo escritor visita três bairros da cidade para falar sobre temas de interesse dos moradores. As associações comunitárias trabalham como co-produtoras do projeto, pois é um espaço de discussão de ideias e formação de cidadãos.

PROGRAMA DE TV “SEMPRE UM PAPO”

Com exibição semanal, aos sábados, às 19h, e domingos, às 16h, os melhores encontros do “Sempre Um Papo” chegam a todo o país, através do sinal da TV Câmara (TVs por assinatura, parabólicas e UHF). Mais de 300 programas já foram gravados e estão disponíveis para download livre no canal do projeto no Youtube.

PORTAL SEMPRE UM PAPO

A Internet é uma importante ferramenta na difusão do conhecimento. O website do “Sempre Um Papo” traz, além da agenda de todos os eventos, cerca de 300 vídeos daqueles já realizados, sendo possível, assim, assistir ao conteúdo on-line ou baixá-los com download gratuito. Disponibiliza, também, cobertura de fotos dos eventos, um blog com as notícias mais recentes do mundo editorial, e promoções de livros.

REDES SOCIAIS

O “Sempre um Papo” utiliza as principais ferramentas de comunicação disponíveis no mundo virtual para divulgação de suas ações. Além de manter o público que já acompanha o projeto informado, estes canais angariam novos seguidores. Tudo em prol do compartilhamento das informações e novidades acerca do universo literário.

  • YOUTUBE: Em uma parceria com o Youtube/GoogleInt, o “Sempre Um Papo” disponibiliza uma seleção de programas com mais de uma hora de duração cada. Estão disponíveis cerca de 300 vídeos, que somam mais de 500 mil visualizações.
  • FACEBOOK: O perfil possui mais de 8 mil amigos, onde se divulga todos os eventos do projeto.
  • TWITTER: Atualmente, são mais de 8 mil seguidores que, entre comentários e retwitts, disseminam os eventos e ações do projeto pelo mundo. A programação completa, comentários, lançamentos e o dia-a-dia do “Sempre um Papo” são constantemente atualizados no perfil.
  • ORKUT: A comunidade oficial do “Sempre Um Papo”, junto ao perfil, somam mais de 300 seguidores, que multiplicam as ações do projeto por toda a rede.

BIBLIOTECA SEMPRE UM PAPO / LER CONVIVENDO

Braço social do “Sempre Um Papo”, o projeto visa a adoção e qualificação de bibliotecas comunitárias, através de melhorias na sinalização e infra-estrutura, aquisição de acervo e qualificação dos profissionais, através de consultoria e cursos.

Em seis anos, 30 bibliotecas foram beneficiadas em Belo Horizonte, Nova Lima e Itabirito (MG). Foram doados mais de 20 mil livros para ampliação de seus acervos. Escritores como Rubem Alves, Marina Colasanti, MV Bill, Fernando Brant, Zeca Camargo e Denise Fraga se tornaram padrinhos de bibliotecas comunitárias e deixaram sua mensagem de amor aos livros e à biblioteca.

SÉRIE DE DVDs EDUCATIVOS

O Sempre um Papo acumula um rico acervo de debates com os principais autores e intelectuais, sobre temas que se referem à cultura, história, política, literatura... Desde 2006 esses encontros ganham edição especial e são transformados em uma série de DVDs, para distribuição nas escolas públicas de ensino médio. A fala de cada autor é editada minuciosamente por uma consultoria pedagógica de especialistas, visando adequar seu conteúdo ao currículo escolar, determinado pelo MEC. Com isso, o “Sempre um Papo” contribui ainda mais para o hábito da leitura, levando escritores para dentro da sala de aula.

MONDOLIVRO

Um programa sobre literatura, produzido e apresentado pelo idealizador do “Sempre Um Papo”, Afonso Borges, veiculado às segundas, terças e quartas na rádio CBN de Belo Horizonte, às 10h50. Com o sutbítulo "O Blog Sonoro da Literatura", ele dá sugestões de leitura, notícias em primeira mão de autores e livros, festivais literários pelo Brasil e pelo mundo, projetos de incentivo à leitura pelo País afora e curiosidades envolvendo o livro e a transversalidade com as outra artes - cinema, teatro, música, artes plásticas. Durante três anos o programa foi veiculado diariamente pela Rádio Guarani FM.

ESPAÇO DOS LIVROS

Em uma iniciativa inédita, Afonso Borges desenvolveu o projeto "Espaço dos Livros". A ideia é simples: incentivar que as construtoras e os condomínios residenciais instalem na área comum dos prédios, uma biblioteca aberta ao uso dos moradores. A Construtora Patrimar abraçou o projeto e ele já está montado alguns empreendimentos, em Belo Horizonte. O propósito é estimular o hábito de leitura, em especial, nas crianças.


Compartilhe este conteúdo:
Luis Alfredo Garcia-Roza
"A relação que o Sempre Um Papo mantém com autores é extremamente agradável, pessoal e livre dos formalismos dos grandes eventos oficiais."
Laurentino Gomes
"Adorei a semana passada em Belo Horizonte. (...) Vocês fazem toda a diferença! Parabéns! Abração. "
Zuenir Ventura
"Dificilmente eu encontro alguém, escritor, pessoas de universidade que não tenham ouvido falar no Sempre Um Papo. É extraordinário."
Carpinejar
"Não é só papo. Estou falando de um encontro que transformou meu jeito de viver o leitor, de me aproximar dele, de conversar e interagir. As perguntas estão sempre abertas. Vivas. Acesas. Debate com alarido de casa. Curioso e infinito. Indiscreto só o que não tem afeto, aqui sobra, empresta-se amor e sal..."
Humberto Werneck
"Nenhum esquema de lançamento literário, hoje, estará completo sem uma viagem a Belo Horizonte, quem diria, para Sempre Um Papo de Afonso Borges."